Pular para o conteúdo principal

Pastores, cuidado!

"Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo" (Lv 10:3). Isto disse Deus a Arão logo após seus filhos, Nadabe e Abiú, terem sido fulminados por terem oferecido fogo estranho no altar de Deus (Lv 10.1,2). Vemos neste episódio que a santidade e o juízo, dela decorrente, começam pelos sacerdotes da casa de Deus. Pastores e líderes cristãos, à semelhança dos sacerdotes levíticos, precisam ser irrepreensíveis (1 Tm 3.2). Paulo explica que o rigor no exame do caráter para a seleção de um pastor é "para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3:15).

O Livro de Levítico ensina que as coisas relacionadas a Deus precisam ser devidamente consagradas e realizadas com todo o zelo em sinal de reverencia a santidade divina. Há uma série de normas relacionadas a santidade do templo, dos sacerdotes e do culto, incluindo cuidadosos rituais de purificação, até mesmo para os utensílios do templo, tudo como um testemunho da natureza santa de Deus (Lv 8.10-15). O povo de Deus precisa aprender a fazer distinção entre o puro e o impuro: "E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés" (Lv 10.10-11).

Santidade em Levítico está ancorada no Senhor, que é santo por natureza. Existem diversos níveis de santidade que são proporcionais a proximidade de Deus. Baseado em sua santidade, Deus santifica o seu povo em contraste com as nações pagãs, santifica o tabernáculo em contraste com o resto do acampamento, e o Santo dos Santos em contraste com as demais dependências do tabernáculo (Ex 26.33; Lv 20:8,26; 21:8; 22:9,16,32).

Os crentes devem separar-se de qualquer coisa que contamine o seu coração. Tal pureza de coração se processa fisicamente, através de como eles tratam os seus corpos físicos (2 Co 7.1) e também espiritualmente, através do arrependimento e confissão de pecados (1 Jo 1.9-2.1), da oração, adoração e da meditação na Palavra de Deus (Sl 119.11; Ef 3.14-19; 5.18-21,26 e Co 3.16). Eles devem santificar-se, porque estão relacionados com Deus, que é inerentemente santo, e que os tem chamado para uma santa vocação pela santificação do Espírito, por meio do sangue remidor de Cristo (1 Pe 1.1-2, 3-23; 1 Jo 1.7).

Neste sentido, os pastores devem servir de modelo exemplar para todo o povo de Deus: "sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza".

No temor do Senhor,

Bispo Ildo Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1