Pular para o conteúdo principal

As Tentações do Caminho





As Tentações do Caminho

Representadas pelas tentações de quatro lugares terrenos: 1) Harã, 2) Egito, 3) Sodoma e 4) Tessalonica. Vejamos alguns exemplos dos perigos e tentações que podem nos levar a perecer no caminho.

1) O mundo exerce um forte fascínio sobre as pessoas. Até Abraão, que fora chamado por Deus para Canaã, foi tentado a ir para o Egito. Ainda bem que desistiu do Egito e foi para a Terra Prometida, porque, senão, aconteceria com ele o mesmo que sucedeu a seu pai, Tera, que também fora chamado por Deus para deixar Ur dos Caldeus e ir para as terras de Canaã. Por alguma razão que desconhecemos, Terá nunca chegou a Canaã, mas acabou ficando mesmo em Harã. Como disse, certa vez, o meu professor de seminário, Nivaldo Nassif: “as tentações do caminho podem nos fazer morar no caminho sem jamais chegarmos ao nosso destino”. A terra de Harã acabou seduzindo Tera que por lá ficou e morreu. "Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram. E, havendo Tera vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã. (Gênesis 11:31-32)

2) Neste sentido temos ainda a mulher de Ló que, apegada as atrações de Sodoma e Gomorra, olhou para trás, desistindo do caminho de salvação, vindo a tornar-se em uma estátua sem vida de sal. O mundo promete muita vida, mas produz morte no final das contas. Tudo o que o diabo oferece através do mundo visa a nos separar do Deus da vida. "E a mulher de Ló olhou para trás e converteu- se numa estátua de sal. (Gênesis 19:26)

3) Lembremos também dos hebreus que morreram no deserto com saudades do Egito que, apesar do sofrimento da escravidão, também oferecia cebolas! Saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles. Viviam olhando para trás com saudades do Egito, dos deuses e prazeres do Egito. Eles também não confiaram em Deus para enfrentar os gigantes de Canaã (Números 13.31-33).

4) E de Demas, que um dia fora um grande líder cristão que trabalhou ao lado do Apóstolo Paulo, apostatou-se da fé. "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica" (2 Timóteo 4:10)

Conclusão:

Cuidado com as tentações do Caminho Espaçoso: "Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela, porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (Mateus 7.13-14). "Porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos" (Mateus 22.14). Cinco das Dez Virgens chegaram atrasadas para o casamento e ficaram do lado de fora (Mateus 25.1-13). "Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás" (Hebreus 4:1).

Harã, Sodoma, o Egito e Tessalônica possuem seus cativantes atrativos. O povo de Deus foi chamado para uma Canaã Espiritual, mas é constantemente tentado a ficar pelo caminho em Harã, a olhar para trás, a voltar para o Egito e a abandonar o caminho por amar o presente século. Por esta razão é que João nos exorta: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente" (1 João 2.15-17).

Cuidado!

Bispo José Ildo Swartele de Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1