Jesus, a chave hermenêutica

Jesus é a chave hermenêutica para uma boa compreensão dos demais textos escatológicos da Bíblia.
Comece a estudar a Bíblia despindo-se de ideias pre-concebidas.  Leia a Bíblia sem as "ajudas" de Bíblias como Scofield, Anotada, etc. Deixe a Bíblia falar por si mesma! Textos mais claros devem lançar luz sobre os mais obscuros.

Estude escatologia a partir dos ensinos de Jesus Cristo registrados nos Evangelhos. Colete todos os textos de conteúdo escatológico proferidos por Nosso Senhor Jesus Cristo e responda a perguntas: O que Jesus ensinou a respeito da sua segunda-vinda? Qual a ordem cronológica dos eventos escatologicos segundo os ensinos de Jesus? A Igreja passa ou não pela Grande Tribulação segundo os ensinos de Cristo? Jesus nunca proferiu a palavra "milênio", mas falou sobre o Reino de Deus mais do que sobre qualquer outro assunto, então, qual é a concepção  de Jesus a respeito do Reino de Deus?

Tire suas próprias conclusões baseado no ensino do Mestre! Depois faça o mesmo a respeito das Epístolas e veja se existe alguma diferença entre o ensino de Cristo e seus apóstolos. Vai se surpreender em ver a coerência entre eles! Por fim, faça o mesmo com Apocalipse e os livros do Antigo Testamento. Tendo Jesus Cristo como a chave hermenêutica para entender a escatologia! Por exemplo, estude o Apocalipse à luz do ensino de Jesus registrados nos Evangelhos!
Bom estudo!

Bispo  Ildo Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma exortação para que haja ordem e decência nos cultos

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Lições extraídas da história de Mefibosete