Pular para o conteúdo principal

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Por Bispo Ildo Mello


Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus!

Oração de Francisco de Assis


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9)
Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21)
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32)
Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14)
Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8)
Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20)
Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20)
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 13.52; Gl 5.22)
Onde houver trevas, que eu leve a luz. (Mt 5.14; Fp 2.15)
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais (1Co 10.24; Fp 2.4)
Consolar, que ser consolado; (2Co 13.11)
compreender, que ser compreendido; (1Rs 3.9)
amar, que ser amado. (Jo 13.34)
Pois é dando que se recebe, (Mt 7.38; At 20.35)
é perdoando que se é perdoado, (Mt 5.7; 6.14-15; Mc 11.25; Lc 6.37; Cl 3.13))
e é morrendo que se vive para a vida eterna. (Mt 16.24; Mc 8.34.37)



Texto Bíblicos


Isaías 52.7
Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! 
Mateus 5.9
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 
Mateus 5.44
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 
Romanos 12.20–21
20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. 
Lucas 6.29
Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; 
Lucas 23.34
Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. 
Efésios 4.32
Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. 
1Coríntios 1.10
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 
Filipenses 2.14
Fazei tudo sem murmurações nem contendas, 
Tiago 1.6–8
6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. 
João 8.32
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
João 14.6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 
Tiago 5.19–20
19 Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, 20 sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados. 
Gênesis 49.18
A tua salvação espero, ó Senhor! 
Salmo 31.24
Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor. 
Salmo 33.20
Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo. 
Romanos 15.13
E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. 
1Tessalonicenses 1.3
recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, 
Filipenses 1.20
segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 
Atos dos Apóstolos 13.52
Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo. 
Gálatas 5.22
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 
Mateus 5.14
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 
Filipenses 2.15
para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, 
1Coríntios 10.24
Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem. 
Filipenses 2.4
Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. 
2Coríntios 13.11
Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco. 
1Reis 3.9
Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 
João 13.34
Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 
Atos dos Apóstolos 20.35
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. 
Mateus 5.7
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 
Mateus 6.14–15
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15 se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. 
Marcos 11.25
E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. 
Lucas 6.37
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; 
Colossenses 3.13
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 
Mateus 16.24

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 

Comentários

  1. Deus é bom o tempo todo. sua palavra se renova a cada manha!

    ResponderExcluir
  2. Está cheio de sites anticlericais afirmando que a famosa oração de são Francisco não foi "escrita" por ele e sim por um anônimo que a publicou em 1915. Eles querem se sentir à vontade para orar a oração sem serem católicos e sem ter vínculos com a Igreja católica. Esta análise bíblica da oração foi um alívio e prova que só um católico conhecedor da Bíblia a poderia ter feito. Como uma oração poderia ter sido atribuída a são Francisco 700 anos após sua morte? É claro que antes já lhe era atribuída! O anônimo apenas a publicou e isso não o torna autor. E são Francisco nada escreveu e sim seu secretário, Frei Leão. A oração é 100% bíblica e é católica.

    ResponderExcluir
  3. Até concordo que é de autoria de Francisco mas isso não quer dizer que um anônimo não conhece a Bíblia, e se é bíblica logo não é católica é simplesmente "bíblica" pois a Bíblia é de todos e essa oração não responde pela e não é mais importante que a Bíblia que é a fonte de toda sabedoria .Tiago 1:5 : Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que concede generosamente a todos sem repreender, e lhe será dada. Então nem Francisco tão pouco sua oração não são mais importantes que o autor da Bíblia. João 13:16 : Em verdade, em verdade vos digo, o servo não é maior que seu senhor; nem o enviado maior que aquele que o enviou.

    ResponderExcluir
  4. Excelente essa explicação. Passei 19 anos acreditando na teoria do pré tribulacionismo por desconhecer o pós tribulacionismo e ao conhece-lo, logo tive centenas de dúvidas esclarecidas, pois a teoria pré tribulacionista ainda está em construção, desde os tempos de Derby

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi