Pular para o conteúdo principal

A mulher e o Dragão de Apocalipse 12

A mulher e o Dragão de Apocalipse 12


Por Bispo Ildo Mello

Quem é a Mulher? 




A mulher de Apocalipse 12 representa tanto Maria como também o povo de Deus, a comunidade composta pelo remanescente fiel de Israel, tanto do Antigo como do Novo Testamento.

É uma figura de Maria, cuja dores de parto foram agravadas pela exaustiva viagem e pela dificuldade em encontrar um lugar para dar à luz, restando se conformar que fosse em um lugar tão inóspito quanto um estábulo. Sabemos também que é o filho de Maria, Jesus Cristo, o Messias destinado a reger toda a terra, e que, ao nascer, foi ele perseguido pelo sanguinário rei Herodes (Mt 2:1-15), representante oficial do Dragão que é uma figura de linguagem para o poderio maligno de Roma, conhecida como cidade das sete colinas, cujo Império abrangia dez províncias (Acaia, Gália, África, Germânia, Ásia, Itália, Bretanha, Espanha, Egito e Síria), tudo sob o domínio do Príncipe deste mundo que é Satanás, o Dragão, a antiga serpente.

E esta mulher representa também a “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1Pe 2.9 e Ex 19.5,6) do qual descende o Cristo. A descrição de Apocalipse 12 nos remete a Israel que escapa do dragão (Faraó) para o deserto nas asas de uma águia (Êx 19: 4, ver Sl 74:12-15); e nos faz lembrar também do sol, da lua e das estrelas do sonho de José (Gn 37:9). Sião é a "mãe" do povo de Deus da onde procede o Messias (Isa 66:7-9, 2 Es 13:32-38). Paulo explicou que ela, Jerusalém, é a mãe de todos nós cristãos (Gl 4:26). "Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque" (Gl 4.28). Israel teve 12 tribos e a igreja, 12 Apóstolos. Sem uma comunidade messiânica remanescente e fiel não poderia ter havido nem Maria e nem Messias. Cumprindo assim a mais antiga promessa de Deus a respeito de um descendente de mulher que nasceria para esmagar a cabeça da serpente (Gn 3.15).

A mulher foge para o deserto (12:6). Jesus advertiu seus discípulos sobre o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel que promoveria a destruição de Jerusalém, dizendo que eles deveriam fugir daquela cidade assim que vissem a aproximação do exército romano: “Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes” (Lc 21.20–21). Foi deste modo que a Igreja fugiu de Jerusalém para Pella antes do cerco que levou a destruição total da cidade em 70 dC.

A mulher fica "no deserto" 1.260 dias (3 anos e meio, ou 42 meses, cf. Dan. 7:25; 8:14; 9:27; 12: 7, 11, 12), símbolo de nossa peregrinação até adentrar na Terra Prometida. Números 33 fala de foram 42 os acampamentos de Israel no deserto. Interessante observar que a guerra contra os judeus em Jerusalém durou exatamente quarenta e dois meses. Vespasiano foi comissionado por Nero em fevereiro do ano 67 D.C., e a cidade caiu em agosto do ano 70 D.C. Além disso, a perseguição de Nero aos cristãos também durou exatos 42 meses! (de meados de novembro do ano 64 ao início de junho do ano 68, quando ele cometeu suicídio).


Quem é o Dragão?


Nunca devemos nos esquecer que o livro de Apocalipse foi escrito para os cristãos das sete igrejas da Ásia Menor que estavam realmente sofrendo terrível perseguição por parte do Império Romano. Coloque-se no lugar deles e comece a interpretar as descrições apocalípticas do Dragão e da Besta. Essa perseguição estava sendo executada sob o poderio do Imperador, cujo nome, Nero César, equivalia a 666. João pede aos cristãos daquela mesma época que calculem para chegarem ao significado do 666, o que é mais uma prova de que se tratava de um monarca contemporâneo a eles. Uma outra forte indicação de que Nero era a Besta se encontra na seguinte passagem do Apocalipse: “As sete cabeças... são sete reis; dos quais caíram cinco, um existe e o outro ainda não chegou; e quando chegar, tem de durar pouco” (Ap 17:9-10). Este “um existe” é uma clara referência a Nero, que foi o sexto imperador Romano e que estava no poder na época em que João escreveu. O sétimo, que viria depois de Nero e que duraria pouco é obviamente o imperador Galba, que reinou por apenas sete meses. Os sete primeiro imperadores romanos foram estes, pela ordem: Julio Cesar, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero e Galba.

O relato do dragão sendo expulso do céu não é a "explicação" para a origem de Satanás, mas o resultado da vitória de Cristo na Terra (Ap 12:10-11). “Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” (Lc 10.18–19). Em outra passagem, Jesus reafirma que a expulsão de Satanás era algo que estava acontecendo no tempo de Cristo aqui na terra.: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.”
(Jo 12.31–32).

Embora Satanás já tenha sido derrotado na batalha decisiva da cruz, tendo sido expulso de sua posição elevada, enfurecido e desesperado desce a terra para perseguir a Igreja sabendo que pouco tempo lhe resta. Cristo foi subiu aos céus, mas a Mulher e o restante de seus descendentes são perseguidos pelo Dragão. (Ap 12.13-16). Os cristãos primitivos facilmente se enxergaram dentro deste quadro como a Mulher e os filhos perseguidos.

Comentários

  1. Amém!, havia ouvido esta mensagem pelo pastor paulo junior ae não entendi quê a mulher é a igreja mas ao mesmo tempo mãe dê Jesus, então me lembrei do Bispo Ildo e glória a Deus quê foi confirmado a minha dúvida. Obrigado Bispo Ildo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para me responder. brancadulce facebook

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Igreja passa pela Grande Tribulação?

Introdução Os pré-tribulacionistas afirmam que Deus não permitirá que a Igreja sofra no período da Grande Tribulação. Mas, não existe nenhum versículo bíblico que ensine que a Igreja não passará pela Grande Tribulação e nada existe também na Bíblia sobre uma Segunda Vinda de Cristo em duas fases ou etapas, separadas por sete anos de Grande Tribulação, e também não há nada sobre um arrebatamento “secreto”, pois não há nada de secreto e silencioso nos relatos que descrevem o arrebatamento da Igreja ( 1Ts 4.16-17 ; Mt 24.31 ).  Outra incongruência deste ponto de vista é a ideia de um arrebatamento para tirar a Igreja e o Espírito Santo da Terra antes da manifestação do Anticristo. Se este fosse o caso, o Anticristo seria anti o quê?  Anticristos são falsos profetas que já atuavam no mundo nos tempos mais primitivos da Igreja.  Não devemos confundir Anticristo com a Besta ou Bestas Apocalípticas.  Todas as menções ao(s) Anticristo(s) aparecem nas epístolas joaninas e dizem respeito

Os cinco aspectos do chamado de Levi e as características de uma verdade...

1. O Chamado para os pecadores Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores! (v.32) Ele veio buscar e salvar o perdido. Há salvação para os pecadores. A simpatia de Jesus pelos pecadores era admirável. Era visto constantemente na presença de pecadores. Era criticado por isto. Ilustração: Carmem, da IMel do aeroporto, ficou impactada ao ver um  bêbado entrando gritando no ônibus e causando confusão. O Cobrador falou em alta voz que ele precisava de Jesus. O bêbado respondeu dizendo: "Pra mim não tem mais jeito". O cobrador falou: : "Tem jeito sim, eu era igualzinho a você e Jesus me transformou. Cântico: Só o poder de Deus, pode mudar teu ser, a prova que eu lhe dou, Ele mudou o meu." A conversão de Levi pode ter impactado positivamente a vida do publicano Zaqueu, abrindo portas para sua conversão. 2. O chamado é para o arrependimento Arrependi

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis

Base Bíblia da Oração de Francisco de Assis Por Bispo Ildo Mello Ainda que não seja de sua autoria, esta oração exprime bem o ideal de vida de Francisco de Assis, que inspirou-se no exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo que não veio para ser servido mas para servir. Não trata-se aqui do esforço humano para alcançar a Deus, mas do resultado de uma vida que foi alcançada pela graça de Deus através de Cristo Jesus! Oração de Francisco de Assis Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. (Is 52.7; Mt 5.9) Onde houver ódio, que eu leve o amor; (Mt 5.44; Rm 12.20-21) Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; (Lc 6.29; 23.34; Ef 4.32) Onde houver discórdia, que eu leve a união; (1Co 1.10; Fp 2.14) Onde houver dúvida, que eu leve a fé; (Ts 1.3; Tg 1.6-8) Onde houver erro, que eu leve a verdade; (Jo 8.32; 14.6; Tg 5.19-20) Onde houver desespero, que eu leve a esperança; (Gn 49.18; Sl 31.24; 33.20; Rm 15.13; 1Ts 1.3; Fp 1.20) Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; (At 1